Slackline Diversão com Segurança e Responsabilidade
- Pietro Barreto
- 25 de fev. de 2016
- 4 min de leitura

Um dos temas mais importantes a se discutir hoje em dia é a segurança dos atletas durante a prática do slackline. Por ser um esporte muito novo e ter uma maioria de praticantes que conheceu o esporte há pouco tempo, é preciso haver uma preocupação especial em informar os praticantes sobre os cuidados e normas que devem ser seguidos para uma prática saudável, divertida e principalmente segura.
A expansão acelerada do esporte pelo país também têm aumentado o número de casos de incidentes diversos envolvendo o esporte. Há casos de lesões graves e até mesmo óbito, como de um triste caso, noticiado em jornais eletrônicos conhecidos, de uma criança de dez anos que faleceu após ser atingida por um poste que estava sendo usado para ancoragem da fita por alguns praticantes na região dos lagos.
Estes incidentes são muito preocupantes e precisam servir como forma de alerta, porque além de poder causar danos muitas vezes irreversíveis, também contribuem para o crescimento de uma imagem errônea de que o slackline é um esporte perigoso, e este tipo de pensamento pode ser muito prejudicial ao desenvolvimento de um esporte que está apenas começando a ser conhecido em nosso país.

A prática do slackline consciente é completamente segura, divertida e indicada a qualquer idade. Para isso basta que alguns cuidados sejam tomados como obrigatórios. Segue alguns cuidados simples, porém muito importantes que podem garantir a segurança do praticante.

Use Backup sempre!!! – O backup nada mais é do que uma cinta ou corda resistente que fica presa na arvore e à catraca, evitando que a mesma atinja o atleta no caso da fita arrebentar.
Certifique-se de que os locais de ancoragem são apropriados – É preciso ter a noção de que a catraca que tenciona a fita exerce uma pressão enorme sobre os postos de ancoragem, e que se estes não forem resistentes o suficiente, irão ceder e podendo causar danos e acidentes. No caso de utilizar árvores como ancoragens é preciso ter muita atenção se ela irá suportar a força, caso contrário poderá danificar a mesma, neste caso além do dano ambiental, pode acarretar medidas legais, como multa ao praticante. Recomenda-se não usar árvores com circunferências menores do que trinta centímetros. E ainda sim ficar de olho na raiz da árvore se ela estiver se movimentando é um indício claro de que esta não é resistente o suficiente.

Treewear é muito importante – Não se deve ancorar um slackline sem utilizar protetores nas ancoragens. Caso o atleta não possua um Treewear específico, pode utilizar qualquer tipo de tecido resistente ou até mesmo papelões grossos, o importante é proteger a fita do atrito com o ponto de ancoragem, preservando-o e também mantendo a integridade do equipamento
Comece pelo começo – Outro fato que é motivo de acidentes no esporte é a pressa de alguns atletas em executar saltos, giros e tricks elaboradas, que dependem de muito treino e consciência corporal. A prática do slackline deve ser realizada passo a passo. Existem tricks que são ótimas para quem está começando, do baixo risco, dão muita base para o aprendizado de novas manobras. Um dos aprendizados mais importantes que o slackline nos traz é a paciência. Portanto tenha calma que você chega lá com segurança.

Highline é só para atletas experientes!!! – Muitos atletas após aprender os primeiros passos ou até mesmo dominar a travessia da fita, passam a ter confiança no equilíbrio e se deixam levar pela inspiração de vídeos de atletas experientes praticando highline, a vertente mais radical do esporte. Isso é muito preocupante, pois muitas vezes estes atletas sabem se equilibrar, porém não conhecem quase nada sobre os equipamentos utilizados na prática de highline que são completamente diferentes dos equipamentos usados por iniciantes ou praticantes de trickline. Highline é uma modalidade segura, mas precisa ser executada com muita responsabilidade e conhecimento técnico de equipamentos de segurança utilizados em escalada. Uma boa alternativa para quem tem interesse na prática do highline é fazer um curso básico de montanha, e procurar atletas experientes que podem oferecer uma primeira experiência segura com a modalidade.
Cuidado onde compra seu equipamento - Com o crescimento do esporte tem surgido diversas loja querendo aproveitar do sucesso do esporte para apenas ganhar dinheiro. Muitas vezes ofertando equipamentos de baixa qualidade, e em ov padrões deseguranca e desempenho necessários para a prática segura do esporte. Procure uma loja especializada em slackline. Não compre gato por lebre!
Slackline não tem idade, mas precisa de atenção - A pratica de slackline não tem contra indicação e por isso pode ser praticada em todas as idades e tipos físicos, inclusive vem sendo usada por fisioterapeutas na reabilitação de lesões e desenvolvimento do equilíbrio de pacientes. Porém é preciso ter um cuidado especial com idosos que precisam de auxílio para não haver risco de quedas e principalmente com crianças que muitas vezes não tem tanta noção de perigo e podem se machucar gravemente se não assistidas e acompanhadas por um adulto.
Alongamento e Aquecimento – Um cuidado que qualquer atleta deve ter independente do esporte, ou modalidade que pratica, afim de evitar lesões e estiramentos. No caso do slackline este alongamento e aquecimento pode até ser feito sobre a fita, começando com passos lentos, manobras estáticas que auxiliam no alongamento para depois partir para um treino mais dinâmico.
Buscando informação e seguindo medidas simples de segurança a pratica do slackline se torna segura e muito saudável. Os atletas a partir daí irão apenas colher os muitos benefícios que esta prática esportiva oferece. Atenção e bons treinos!!!
Quer começar a praticar Slackline com segurança?! Então compre eu equipamento na primeira loja especilizada em slackline do Brasil. A UNIVERSO SLACKLINE, oferece os melhores equipamentos com os melhores preços do mercado.
Acesse --> WWW.UNIVERSOSLACKLINE.COM.BR
Comentários